segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Judite e Holofernes

















Judith Beheading Holofernes 1598 - Caravaggio





1. Quando se fez tarde, a gente de Holofernes retirou-se. Bagoas fechou a tenda por fora, depois de fazer com que todos os servos saíssem. Todos foram repousar, prostrados pelo excesso de bebida.
2. Na tenda, ficaram apenas Judite e Holofernes caído na cama, completamente embriagado.
3. Judite tinha dito à serva que ficasse do lado de fora do quarto, esperando que ela saísse, como nos outros dias. Tinha dito que sairia para rezar, e já havia falado disso a Bagoas.
4. Todos saíram. Não ficou mais ninguém no quarto, nem pequeno nem grande. Então, de pé e junto ao leito de Holofernes, Judite rezou interiormente: «Senhor Deus de toda a força, volta agora o teu olhar para o que eu estou para fazer em favor da exaltação de Jerusalém.
5. Chegou o momento de ajudares a tua herança e dares sucesso ao meu plano, ferindo o inimigo que se levantou contra nós».
6. Então Judite aproximou-se da coluna da cama, que ficava junto à cabeça de Holofernes, e pegou na espada dele.
7. Depois chegou perto da cama, agarrou na cabeleira de Holofernes, e suplicou: «Dá-me força agora, Senhor Deus de Israel».
8. E com toda a força, deu dois golpes no pescoço de Holofernes e cortou-lhe a cabeça.
9. Rolou o corpo do leito e tirou o mosquiteiro das colunas. Depois saiu, entregou a cabeça de Holofernes à serva,
10. que a colocou na sacola de alimentos. E saíram juntas, como de costume, para rezar. Atravessaram o acampamento, rodearam o vale, subiram a encosta de Betúlia e chegaram à porta da cidade.
11. Judite gritou de longe às sentinelas das portas: «Abri! Abri a porta! O Senhor nosso Deus está connosco, demonstrando ainda a sua força em Israel e o seu poder contra o inimigo. Isso acaba de acontecer hoje».
12. Os homens da cidade ouviram, desceram logo até à porta e convocaram os anciãos.
13. Adultos e crianças, todos vieram a correr. Parecia-lhes incrível que Judite tivesse voltado. Abriram a porta e receberam-nas. E logo fizeram uma grande fogueira para fazer claridade, e ajuntaram-se ao redor delas.
14. Judite começou a gritar: «Louvai a Deus! Louvai a Deus! Louvai a Deus que não retirou a sua misericórdia da casa de Israel. Nesta noite, Ele matou o inimigo através da minha mão».
15. Então Judite tirou a cabeça de Holofernes que estava na sacola, mostrou-a e disse: «Esta é a cabeça de Holofernes, general do exército da Assíria. Este é o mosquiteiro, debaixo do qual ele dormia embriagado. O Senhor matou-o pela mão de uma mulher.
16. Viva o Senhor, que me protegeu no meu plano. Juro-vos que o meu rosto seduziu Holofernes, para a sua ruína, mas ele não me fez pecar. A minha honra está intacta».
17. Todos ficaram assombrados e, inclinando-se em adoração a Deus, disseram a uma só voz: «Bendito sejas, nosso Deus, porque hoje aniquilaste os inimigos do teu povo!»
18. E Ozias disse a Judite: «Que o Deus Altíssimo te abençoe, minha filha, mais que a todas as mulheres da Terra. Bendito seja o Senhor Deus, criador do Céu e da Terra, que te guiou para cortares a cabeça do chefe dos nossos inimigos.

Fonte: livro de Judite, Biblía Católica

5 comentários:

  1. estou fazendo um trabalho de historia da arte sobre este quadro, e estava dificil encontrar a narrativa do contexto..
    me ajudou muito, obrigado!!!
    Marlon Garcia

    ResponderExcluir
  2. Marlon, que bom que te ajudou!
    passe sempre aqui!
    Abraços!

    P.

    ResponderExcluir
  3. ai por favor queria saber algumas coisas mais so esta figura como : a composiçao, a representaçao da figura humana e a tematica se tiver como responder muito obrigado

    ResponderExcluir
  4. Este deverá ser um dos temas inspiradores de meu próximo livro que retrata entre outras tramas paralaelas a de um homem escritor em crise de criatividade que se sente castrado em relação à sua parceira mais jovem que inconscientemente parece afronta-lo com sua diferença de idade segundo a psicanálise moderna...

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de sabe se alguém sabe se existi um filme completo de Judite?
    E qual o link?

    ResponderExcluir