quarta-feira, 17 de março de 2010

A História da Arte

Intro
Sobre arte e artistas

Nada existe realmente a que se possa dar o nome de arte. Existem somente artistas. Outrora, eram homens que apanhavam um punhado de terra colorida e com ela modelavam toscamente as formas de um bisão na parede de uma caverna; hoje, alguns compram suas tintas e desenham cartazes para tapumes; eles faziam e fazem muitas outras coisas. Não prejudica ninguém dar o nome de arte a todas as atividades, desde que se conserve em mente que tal palavra pode significar coisas muito diversas, em tempos e lugares diferentes,e que a Arte com A maiúculo não existe. Na verdade, arte com A maiúsculo passou a ser algo como um bicho-papão, como um fetiche.
Podemos esmagar um artista dizendo-lhe que o que ele acaba de fazer pode ser excelente a seu modo, só que nã é "Arte" .E podemos desconcertar qualquer pessoa que esteja contemplando com delite uma tela, declarandoque aquilo que ela tanto aprecia não é Arte mas uma coisa muito diferente.

Na realidade, não penso que existam quaisquer razões erradas para se gostar de uma estátua ou d euma tela. alguém pode gostar de certa paisagem porque esta lhe recorda a terra natal ou de um retrato porque lhe lembra um amigo. Não há nada de errado nisso. Todos nós, quando vemos um quandro, somos fatalmente levados a recordar mil e uma coisas que influenciam o nosso agrado ou desagrado...
























Virgem no Prado (1483-1520) RAFFAELLO Sanzio







Fonte:E.H Gombrich; A História da arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário